Publicações
Atenção: Para enviar o seu trabalho você precisa estar inscrito no site oficial do VIII Congresso Brasileiro de Fitossanidade (CONBRAF).
Clique e acesse.
Eixos Temáticos para Submissão de Trabalhos Científicos
Os eixos temáticos apresentam como objetivo o manejo fitossanitário voltado à agricultura de baixo carbono.
1. Inovação, Tecnologia e Agricultura de Precisão
Abrange estudos voltados ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias emergentes no manejo fitossanitário, incluindo agricultura de precisão, sensores, drones, geotecnologias, modelagem e sistemas digitais de apoio à decisão. Envolve também pesquisas sobre tecnologia de aplicação, calibração de pulverizadores e distribuição espacial de alvos fitossanitários.
2. Manejo Integrado e Estratégias de Controle
Reúne trabalhos sobre o manejo integrado de insetos e ácaros pragas, doenças, nematoides e plantas daninhas, contemplando métodos de controle químico, biológico, cultural, físico e comportamental. Inclui pesquisas de campo e laboratório sobre eficiência de produtos, resistência a agentes de controle e integração de práticas sustentáveis no manejo fitossanitário.
3. Biotecnologia e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis
Inclui estudos de biotecnologia aplicada à fitossanidade, envolvendo o uso de microrganismos, bioinsumos, compostos naturais e novas moléculas de controle. Abrange pesquisas em genômica, biologia molecular e desenvolvimento de produtos inovadores voltados à redução de impactos ambientais e aumento da eficiência dos sistemas produtivos.
4. Sustentabilidade, Segurança Ambiental e Alimentar
Destina-se a trabalhos que tratem de ecotoxicologia, avaliação de riscos, resíduos de pesticidas, segurança alimentar e qualidade dos alimentos. Engloba também pesquisas sobre sustentabilidade, regulamentação, rastreabilidade e boas práticas agrícolas relacionadas ao uso de produtos fitossanitários.
5. Sistemas Agroecológicos e Temas Emergentes em Fitossanidade
Engloba abordagens que integrem princípios agroecológicos, diversidade funcional e serviços ecossistêmicos no manejo fitossanitário. Inclui ainda temas emergentes e interdisciplinares que contribuam para a compreensão e inovação no campo da fitossanidade em diferentes contextos produtivos e regionais incluindo novos casos de resistência à produtos fitossanitários.
Instruções gerais para a Submissão de Trabalhos Científicos
1- Cada inscrição permite o envio de até 2 (dois) trabalhos;
2- A submissão será permitida somente após o pagamento da taxa de inscrição (https://www.funep.org.br/evento/viiiconbraf/);
3- O resumo deve ser escrito em parágrafo único. Máximo de 3.000 caracteres.
4- Deverão ser indicadas de 3 a 5 palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética. A primeira deverá ser em letra maiúscula, as demais em letra minúscula, separadas por vírgula e precedidas por ponto.
5- Não serão aceitos resumos de revisão de literatura;
6- Serão aceitos resumos redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol. O uso adequado do idioma é de responsabilidade exclusiva dos autores. Trabalhos que não atendam às normas da língua escolhida serão rejeitados.
7- Serão aceitos, somente, resumos que abordem a temática do congresso;
8- Os autores deverão indicar o Eixo Temático relacionado ao seu trabalho no momento da submissão. A Comissão Científica poderá, quando necessário, realocar trabalhos para garantir melhor enquadramento.
Informação
conbraf2026@gmail.com
WhatsApp: (54) 98138-1041
Inscrição
eventos@funep.org.br
WhatsApp: (16) 997689243
Desenvolvimento: Fábrica da Palavra