Skip to main content
CONBRAF 2026

Publicações

Publique sua pesquisa, discuta seu trabalho com especialistas. Para enviar o seu trabalho você precisa estar inscrito no site oficial do VIII Congresso Brasileiro de Fitossanidade (CONBRAF).

Publique sua pesquisa

Acesse

Modelo de resumo simples (.Docx)

Modelo de resumo simples (.PDF)

Modelo de pôster  (.PPTX)

Modelo de pôster  (.CDR)

Modelo de comunicação oral

Deadline de submissão: (em breve)

1

Submissão

A submissão dos trabalhos científicos deve ser efetuada, exclusivamente, pelo sistema on-line do site oficial do VII CONBRAF, disponibilizado no item "Área do Participante".
2

Edição do evento

Nesta edição do evento, os trabalhos devem ser redigidos na forma de RESUMO SIMPLES, de acordo com as normas descritas abaixo.
3

Autores

Cada trabalho poderá ter no máximo 6 (seis) autores, sendo que um dos autores deverá ser indicado como apresentador do trabalho (ver item 2.4.2).
4

Trabalhos

Serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por autor/apresentador, o qual poderá ser o autor principal ou o coautor do trabalho, desde que formalmente inscrito no congresso.
5

Temas

Somente serão aceitos trabalhos cujo assunto esteja adequadamente inserido em uma das seguintes áreas da Fitossanidade:

Áreas temáticas de submissão

Agricultura de precisão aplicada à fitossanidade
Agroecologia e manejo fitossanitário
Biotecnologia na fitossanidade
Modelos para tomada de decisão
Controle químico, cultural, biológico, entre outros
Distribuição espacial de alvos fitossanitários
Ecotoxicologia, resíduos, segurança ambiental e alimentar
Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários
Desenvolvimento de produtos fitossanitários
Manejo integrado de problemas fitossanitários
Mercado de produtos fitossanitários
Outros temas fitossanitários

Formatação dos Trabalhos

2.2. Os autores devem redigir os trabalhos usando preferencialmente o Modelo Disponível.

2.3. Caso não utilize o modelo, o trabalho deve ser redigido em editor de texto Word ou compatível, em folha A4, com margens de 2,5 cm e espaçamento de 1,15 nas entrelinhas.

2.4. O trabalho deve conter: Título, Autor(es), Afiliação(ões), E-mail do autor para correspondência, Texto Principal e Palavras-chave.

2.4.1. O título deve ser redigido em negrito, fonte Arial 15, e apenas com a primeira letra da frase em maiúscula, com exceção de nomes próprios e nomes científicos.
Ex.: Manejo integrado de Cyperus rotundus na região Norte do Paraná

2.4.2. O nome completo dos autores deve ser redigido em negrito, fonte Arial 10, centralizado e com a primeira letra de cada palavra em maiúscula, exceto na presença de preposições. Os nomes devem ser acompanhados de números arábicos sobrescritos em referência à afiliação de cada autor e separados por vírgula e “e” quando for o último autor. O nome do autor apresentador do trabalho deverá estar sublinhado. Ex.: Leonardo Bianco de Carvalho 1, André Anibal Brandt 2 e Evandro Pereira Prado 1

2.4.3. O nome da instituição (empresa, organização etc.), de cada autor, deve ser redigido em fonte Arial 10, centralizado, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula, com exceção de preposições. Deve preceder o nome, o número arábico sobrescrito correspondente à afiliação do autor. Como informação da afiliação, inclua apenas o nome completo da instituição, a cidade, a sigla do estado e o país, separados por vírgula. Cada afiliação deve ser separada por ponto e vírgula. Ex.: 1Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP, Brasil; 2Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, SC, Brasil; 3Universidade Estadual Paulista, Dracena, SP, Brasil.

2.4.4. O e-mail do autor para correspondência deve ser inserido após a lista de afiliações, seguindo a fonte Arial 10 e centralizado: Ex.: E-mail: leonardo.carvalho@unesp.br

2.4.5. O texto principal deve ser redigido em fonte Arial 11 e parágrafo único, sem incluir tabelas e figuras, e deve conter, no máximo, 2.000 caracteres, incluindo espaços. Deve-se expor breve introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusões ou considerações finais.

2.4.6. A lista de três a cinco palavras-chave deve ser incluída. As palavras devem iniciar com letra maiúscula e serem separadas por vírgula. Podem ser usadas palavras compostas. Não incluir palavras que estejam contidas no título do trabalho.
Ex.: Palavras-chave: Controle químico, Controle mecânico, Tiririca, Culturas anuais.

2.5. Os nomes científicos devem ser escritos em itálico. Depois de mencionados pela primeira vez no texto, os nomes dos gêneros acompanhados das espécies devem ser abreviados com um ponto após a primeira letra do gênero.

2.6. Não serão aceitas descrições de projetos, intenções de trabalho ou revisões bibliográficas. É vedada, também, a apresentação de portfólio ou resultados de avaliação de produtos como forma de propaganda/marketing de empresas.

2.7. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), assim como as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Avaliação dos Trabalhos

3.1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica e Temática do CONBRAF 2024 que analisará o mérito da publicação em relação a:
– qualidade técnica;
– clareza;
– relevância;
– pertinência do trabalho ao evento.

3.2. A Comissão Científica e Temática deve emitir parecer com recomendação de Aceite, Correções Obrigatórias ou Reprova do trabalho.

3.2.1. A avaliação dos trabalhos será realizada por representantes de área (ver item 1.5).

3.2.2. A emissão do parecer inicial de avaliação dos trabalhos ocorrerá, em média, 30 dias após a submissão.

3.3. Após o trabalho ser aceito, o autor responsável pela submissão será informado da decisão por e-mail.

3.4. Dentre os trabalhos aceitos, serão selecionados aqueles que deverão ser apresentados na forma oral. Todos os demais trabalhos deverão ser apresentados na forma de pôster. Confira as normas para preparo de pôsteres e apresentações orais no site do evento.

3.5. A lista final de trabalhos aceitos para publicação será divulgada no site do evento (até Setembro de 2024).

Condições para submissão:
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Informação
E-mail: conbraf2026@gmail.com
WhatsApp: (54) 98138-1041

Inscrição
eventos@funep.org.br
WhatsApp: (16) 997689243

Desenvolvimento: Fábrica da Palavra