CONGRESSO BRASILEIRO DE FOTOGRAFIA

Nossa História

Nascido para inspirar

O Congresso Brasileiro de Fotografia surgiu com o objetivo de usar a internet para inspirar o maior número de amantes da fotografia em todo o Brasil. Na primeira edição, foram 29 palestras, exclusivamente gravadas em vídeo e transmitidas online, falando sobre as diversas vertentes do Retrato. Foi um início de grandes alegria, com uma temática quase óbvia, dado que o seu fundador, Cláudio Belli, é um retratista.

Foi neste primeiro ano que tivemos nossa primeira convidada internacional, Karen Jerzyk, que trouxe um sabor diferenciado com sua história de vida e grandes produções, quase sem orçamento. Tivemos também a presença de Gal Oppido, Paulo Fridman, Júlio Bittencourt, André Passos, Nicole Heiniger, entre outros grandes nomes.

Perceber que pessoas de todo o Brasil são atingidas com mensagens tão importantes no mundo da fotografia foi e é um grande estímulo para continuar na batalha de colocar todo este conteúdo anualmente no ar. É um grande prazer montar este grande mosaico de idéias fabulosas, cada ano com uma temática.

Chegou o segundo ano e o desafio de escolher a nova mensagem a transmitir para um público tão seleto. Pode-se dizer que a decisão venho da formação em jornalismo de Cláudio Belli. Surge o CONBRAF Edição Documental. A temática deixa de ser uma modalidade da fotografia e, sim, um uso. A discussão é calorosa e rica. Uma fotografia de moda pode ser documento? E uma fotografia publicitária?

Nomes como Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos participam do evento, trazendo grande experiência e carreiras bem sucedidas. Além das 18 palestras de temáticas diversas com muito conhecimento durante a semana do evento, em 2017 acontece o primeiro evento presencial do Congresso Brasileiro de Fotografia, no belo auditório da Fapcom. O encontro ao vivo torna-se parte fundamental do Congresso, trazendoa oportunidade de trocas e networking.

O ano de 2018 trás uma temática não óbvia, mas importante e pouco falada nos Congressos, a Fotografia Publicitária. O evento presencial acontece no Museu da Imagem e do Som.